terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Boa noite e bons sonhos


Chá de gengibre acelera o metabolismo e ajuda a perder até 3 kg em uma semana


Graças às substâncias termogênicas, o chá de gengibre pode dar uma força para quem quer eliminar quilos extras. Ele acelera o metabolismo e garante vários outros benefícios. Conheça-os e saiba como incluir a bebida no seu cardápio.

Atualizado em 07/02/2014
Reportagem: Cíntia Marcucci - Edição: MdeMulher
Conteúdo VIVA!MAIS
Gengibre é rico em cálcio, ferro e vitaminas A, B e C
Foto: Getty Images
Existem alguns alimentos que auxiliam a perda de peso. É o caso do gengibre, um termogênico que faz nosso corpo trabalhar mais e, consequentemente, queimar calorias."As substâncias termogênicas do gengibre aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de gordura. Mas a simples inclusão do gengibre na dieta não garante a perda de peso. Ela precisa ser associada a um programa de reeducação alimentar e de atividade física", esclarece a nutricionista Francine Schmidt, de Curitiba.
 
Acelerador natural
 
As propriedades emagrecedoras do gengibre foram confirmadas por cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram os efeitos de um chá bem forte, que pode ser consumido gelado, feito com uma colher (sopa) de gengibre em pó dissolvido em 180 ml de água. Os estudiosos notaram que, além de aumentar o gasto calórico até quando estamos em repouso, o gengibre ajuda a diminuir a fome. Isso porque ele estimula a produção de serotonina, substância ligada à sensação de bem-estar que diminui os riscos de ataques à geladeira em decorrência do estresse e da ansiedade. Esses efeitos do chá de gengibre, associados a uma dieta equilibrada, ajudaram voluntários norte-americanos a perder até 3 kg em uma semana. 
 
Outros benefícios do gengibre
 
· Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata.
 
· Combate enjoos.
 
· Diminui as cólicas menstruais.
 
· Previne e trata gripes e resfriados.
 
· Reduz o colesterol.
 
· Tem ação anti-inflamatória e antioxidante.
 
· É ótimo diurético e reduz inchaços.
 
· Diminui as dores musculares que podem surgir depois de uma aula de ginástica mais puxada.
 
Contraindicação
 
Por acelerar demais o metabolismo, o gengibre não é indicado para quem tem hipertireoidismo, sofre de enxaqueca, tem pressão alta ou problemas cardíacos. Pessoas alérgicas ou com úlcera também devem evitá-lo, assim como gestantes, crianças e pacientes com doenças que provocam hemorragias.
 
Como preparar o chá
 
Ferva 180 ml de água e dissolva 1 colher (sopa) de gengibre em pó ou 8 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado. Achou o sabor forte demais? Dilua em mais água. Acrescente gotas de limão ou hortelã depois que o chá esfriar a gosto.

Milk-shake ou smoothie de morango: qual é melhor para a sua saúde?

Apesar de ser difícil diferenciar milk-shake e smoothie de morango só pelo aspecto visual, a história muda ao focarmos na composição nutricional de cada um.

Atualizado em 08/02/2014
Thaís Manarini
Evite tomar milk-shake mais de uma vez por semana.
Foto: Getty Images
O milk-shake, pra começar, é feito com sorvete e, por isso, carrega mais gordura. "Principalmente a do tipo saturada, nociva à saúde", lembra a nutricionista Elaine de Pádua, da Universidade Federal de São Paulo. Para ter ideia da enrascada, 50% do valor calórico da bebida vem justamente das duas bolas de sorvete adicionadas à receita. O smoothie, por outro lado, leva iogurte - item bem-vindo. "Seus nutrientes mais importantes são cálcio e proteínas. Enquanto o primeiro ajuda na manutenção da massa óssea, o segundo é necessário para a construção e reparação dos tecidos do corpo", informa Elaine. Logo, se estiver em busca de uma receita balanceada, o smoothie sai na frente. Tanto é que pode ser consumido de duas a três vezes por semana. O milk-shake, que tem mais cara de sobremesa, está liberado apenas uma vez por semana.
Veja a comparação entre 300 ml de milk-shake e de smoothie.

1. Energia

Smoothie - 215,6 cal
Milk-shake - 615 cal

2. Proteínas

Milk-shake - 18,74 g
Smoothie - 12,3 g

3. Gorduras totais

Smoothie - 5,1 g
Milk-shake - 22,3 g

4. Carboidratos

Smoothie - 33,1 g
Milk-shake - 85,4 g

5. Cálcio

Smoothie - 440 mg
Milk-shake - 379,4 mg


6. Sódio

Milk-shake - 150,7 mg
Smoothie - 161,6 mg

Placar SAÚDE

Smoothie 4 x Milk-shake 2


Fonte: Elaine de Pádua, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo.

Boa noite


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Boa Noite


Homeopatia: previna doenças e reequilibre as energias

A homeopatia é um tipo de tratamento que ajuda a prevenir doenças crônicas e ainda auxilia no reequilíbrio de energia por meio de remédios menos agressivos ao organismo

 
Reportagem: Lorena Verli - Edição: MdeMulher
Conteúdo ANAMARIA
A homeopatia é um tratamento feito com remédios diluídos e menos agressivos ao organismo
Foto: Getty Images
Se você está cansada de tomar aquele monte de remédios toda vez que fica doente, pode ser uma forte candidata a experimentar a homeopatia.

Feito com remédios diluídos e menos agressivos ao organismo, o tratamento homeopático tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com o médico Heidwaldo Antonio Seleghini, professor da Associação Médica Homeopática do Paraná, a homeopatia trata a pessoa como um todo, e não apenas a doença de forma isolada.

"A consulta aborda uma série de sintomas e perguntas mais abrangentes do que a consulta de um médico comum", explica o especialista. Antes de procurar um médico, não se esqueça: para ser homeopata, é preciso ter diploma em medicina! Descubra como é o tratamento e quais benefícios ele pode trazer para sua saúde.

Homeopatia serve pra quê?

Considerada um tipo de medicina preventiva, a homeopatia diminui as crises de doenças crônicas, como rinite e asma. Além disso, os medicamentos usados durante os tratamentos são menos agressivos para o organismo do que os remédios convencionais. Isso porque a formulação deles é bastante diluída.

5 mitos sobre a homeopatia

1. Ela piora a doença para depois melhorar
Essa não é a intenção, mas pode acontecer, já que o medicamento homeopático provoca no corpo uma doença artificial, semelhante à doença real.

2. Quem usa homeopatia não pode ser viciado
Alguns especialistas são contra, outros a favor do uso de vacinas, mas não há nenhuma contraindicação.

3. A homeopatia tem efeito placebo
O efeito placebo é um termo científico para explicar o que acontece quando o paciente acredita tanto no poder do remédio que consegue curar a doença - mesmo que esteja tomando um comprimido de mentirinha. Uma das provas de que esse efeito não se aplica à homeopatia é que cada vez mais pessoas têm resultados positivos seguindo esse tipo de tratamento.

4. Pode usar à vontade
Que não faz mal O fato de ser uma terapia natural não significa que não faça mal, ainda mais se o remédio for usado de forma errada.

5. Misturar remédio homeopático com tradicional faz mal
Desde que o especialista saiba, não há problema - até porque algumas doenças exigem o uso de remédios convencionais.
Os tratamentos homeopáticos costumam ser eficientes no tratamento de doenças crônicas
Foto: Dreamstime

Vantagens do tratamento

· A técnica se preocupa com o organismo como um todo e não com as doenças isoladamente.

· É um tratamento menos agressivo, que atua por meio de estímulo energético e não pelo efeito químico de uma droga.

· O custo do tratamento é menor, quando comparado às terapias convencionais.

Doenças na mira

Confira os males combatidos com eficiência pelos tratamentos homeopáticos...
Psicológicos
Tensão nervosa, estresse, depressão, pânico, ansiedade, angústia, mal-estar, insônia, falta de concentração.

Metabólicos
Obesidade, retenção de líquidos, prisão de ventre, gastrite, úlcera, cansaço, desânimo, falta de ar, colesterol alto e pressão alta.

Crônicos
Asma, rinite, bronquite, reumatismo e fibromialgia.

Endócrinos
Problemas na tireoide, diabetes e vários tipos de miomas.

Eu tenho a força!

Ano novo, vida nova. Atitudes simples podem trazer mais energia para você realizar os sonhos de 2014

Atualizado em 05/02/2014
Projetos Especiais
 
Sempre que um ano começa dá aquela vontade de mudar algumas coisinhas e correr atrás dos nossos sonhos. O pacote de resoluções é sempre cheio. Mas basta começar a correria pós-férias que as energias parecem ser sugadas, e a realização dos planos acaba sendo prorrogada. Que tal fazer diferente em 2014? Desta vez, tente colocar em prática as pequenas (e grandes!) mudanças que você imaginou na virada do ano. Para isso, é preciso antes de tudo repor as energias e não deixar espaço para o desânimo. E isso é uma tarefa diária que deve ser levada a sério. Selecionamos quatro atitudes fáceis de incluir no seu dia a dia para você ter mais piquepara chegar lá. Inspire-se.
 
Descubra o que faz você feliz
Quantas horas na semana você dedica a fazer algo de que gosta ou que não tem a ver com a sua rotina? Muitas vezes, nem percebemos que a semana passou e tivemos poucos momentos
de prazer. Cultivar um hobby ou dar-se de presente uma massagem ou um banho relaxante, por exemplo, são atividades que podem ter um efeito surpreendente no corpo e na mente. Vale também começar um trabalho voluntário ou fazer algo novo, como aprender a pintar ou tocar um instrumento. Que tal dedicar mais tempo a você? Esses minutos fazem a diferença.
 
 
Durma melhor
Várias funções essenciais ao bom funcionamento do organismo são atribuídas ao sono. A principal é que ele ajuda a recuperar parte da energia gasta durante o dia. O ideal é descansar de seis a oito horas por noite, em uma temperatura entre 22 e 24 graus. Evite fumar, fazer exercícios e ingerir cafeína, álcool e comidas pesadas logo antes de se deitar. Se mesmo assim pegar no sono for difícil, crie uma rotina: o ideal é dormir sempre no mesmo horário e com luzes e aparelhos eletrônicos desligados.
 
Saia do lugar
A prática de exercícios físicos aumenta o cansaço, certo? Errado! Uma pesquisa feita pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, revelou que 20 minutos de atividades físicas moderadas diariamente fornecem uma quantidade de energia suficiente para o corpo aproveitar o resto do dia. A atividade física acelera o metabolismo e melhora a utilização do oxigênio no organismo. Coração, pulmão e músculos conseguem converter mais desse gás em energia. É a garantia de uma forcinha extra.
 
De olho no cardápio
Alguns alimentos dão uma forcinha extra para o organismo, principalmente se forem consumidos nos momentos certos. Carboidratos complexos e proteínas, por exemplo, não podem faltar nas refeições. Aposte especialmente na soja, cujo valor proteico chega a 40%. Parte desse valor proteico pode ser incluída no seu cardápio diário com AdeS, o único que contém o SoyForce™, a proteína da soja associada a suco de fruta natural, 6 vitaminas e 2 minerais, o que significa mais força no dia a dia. Sem conservantes nem corantes artificiais, essa bebida (que possui 37% menos açúcar que a média do mercado*) é perfeita para o café da manhã e também para o lanche da tarde. Outra dica para seguir com o pique em alta é lembrar de comer a cada três horas. “Isso evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, o que resulta em falta de ânimo”, diz a nutricionista Priscilla Kakitsuka Issatugo, de São Paulo.

Aprenda 5 técnicas incríveis de automassagem

Aprenda 5 técnicas incríveis de automassagem

O alívio para a tensão nos pés, pernas, pescoço, costas e cabeça estão ao alcance da ponta dos seus dedos.

Atualizado em 03/02/2014
Beatriz Prieto
Conteúdo VIVA!MAIS
O pescoço geralmente é uma das regiões mais tensas
Foto: Getty Images
Garrafinha de água, tubo de PVC e bolinhas de tênis podem ser aliados práticos na hora do relaxamento. Quem garante é a massoterapeuta Karina Vilhena, que ensina, abaixo, cinco técnicas simples de automassagem, com movimentos espertos para fazer na cabeça, no pescoço, na coluna, nos pés e até nas pernas usando esses objetos. "Algumas manobras diárias ajudam a ter uma noite de sono melhor e um dia mais produtivo no trabalho", diz a profissional. E leva só alguns minutinhos!

Cabeça

Quem vai ao cabeleireiro sabe como é gostoso receber massagem na cabeça. Mas você mesma pode acariciá-la durante o banho, ativando a circulação do couro cabeludo. "Faça círculos com a ponta dos cinco dedos, do topo da cabeça até a base do crânio. Depois, dê leves puxões no cabelo entrelaçando os dedos nos fios", ensina a massoterapeuta Karina Vilhena.

Pescoço 

"É uma unanimidade: todos são tensos!", afirma a massoterapeuta. A boa notícia é que movimentos simples podem aliviar o rei do desconforto! "Com as mãos espalmadas, vá descendo lateralmente, do topo da cabeça até os ombros. Repita quantas vezes achar necessário. Depois, finalize fazendo pressão com a ponta dos dedos em cima das vértebras do pescoço", ensina a profissional.

Pés 

"Enquanto massageamos a sola dos pés, cuidamos de todos os órgãos do corpo", diz Karina. Incrível, não? E temos uma técnica bem legal de automassagem que pega boa parte dos pontos do pé. Você coloca uma garrafinha de água gelada na planta do pé, que funciona como um massageador, e a move para frente e para trás. Faça sentada numa cadeira por dois minutos em cada pé.

Pernas 

Um tubo de PVC pode aliviar a tensão dos músculos das coxas, sabia? Compre o produto numa loja de material de construção e sente-se sobre ele com as pernas esticadas. Vá deslizando o corpo para frente e para trás, massageando a parte de trás das pernas. "O efeito é drenante", diz Karina. Faça por cinco minutos e, depois, alongue uma perna de cada vez para relaxar a coluna.

Coluna 

Você vai adorar esse truque bacana para aliviar as dores nas costas, usando apenas duas bolinhas. Anote aí, é simples: deite-se sobre o chão de barriga para cima, mantendo os joelhos flexionados e os pés apoiados na superfície. Depois, flexione levemente a coluna e posicione duas bolinhas de tênis bem no finalzinho dela. Daí, deslize as costas sobre elas, fazendo um leve movimento de vaivém. Faça por cerca de cinco minutos.

5 dicas para você conseguir realizar seus sonhos

 

Na lenta volta à rotina deste começo de ano, veja como organizar as ideias e as ações para conseguir realizar seus sonhos.

Atualizado em 10/01/2014
Marcia Di Domenico
Conheça-se: é assim que você descobre quais atitudes está disposta a tomar para atingir suas metas.
Foto: Ileine Santos
Não importa o que você quer conquistar e o que deseja mudar no ano que vem. Quando a meta é a realização de sonhos e projetos pessoais, românticos ou profissionais, não adianta: é preciso planejamento e dedicação. "No meio do turbilhão de atividades e responsabilidades que assumimos no dia a dia, é difícil refletir sobre nossos verdadeiros desejos", fala a life coach Roselake Leiros, da CrerSerMais Desenvolvimento Humano e Empresarial, em São Paulo. Então pare por um momento e descubra quais são os principais passos para atingir seus objetivos.

1. Sonhe

Imaginar-se nas situações que quer viver, com o maior número de detalhes possível, é o primeiro passo para que elas se concretizem. "Seus sentidos precisam experimentar o que você deseja para acionar, inconscientemente, as conexões com suas capacidades", fala Roselake.

2. Questione-se

Por que quero isso? O que me deixa insatisfeita hoje? Por que quero mudar? Qual será o impacto na minha vida depois que conseguir? De que preciso para chegar lá? As respostas serão sua motivação e seu plano de ação para alcançar as metas.

3. Planeje

Antecipar as etapas e as dificuldades pelo caminho ajuda não só a se preparar para a jornada mas também a não desanimar quando algo não sair como esperado. Perceber os efeitos de cada ação dá orientação a uma mudança de atitude se for preciso.

4. Conheça-se

Olhar para si mesma é importante na hora de aproveitar suas melhores características como ferramentas de realização e para prever o grau de risco que está disposta a correr na busca de um objetivo. Também evita passos desnecessários e desperdício de energia e ajuda a identificar pontos fracos, que merecem ser aprimorados. "A sinceridade e o respeito consigo mesma são fortes aliados para planejar e caminhar na direção dos seus sonhos", diz a coach.

5. Foque

Na medida do possível, escreva, organize e agende as etapas até a realização dos seus objetivos - mas fique atenta às oportunidades ao longo do caminho, que podem encurtar ou dar outro rumo às suas ações. E, claro, coloque em prática os passos que vão levá-la aonde quer chegar sem deixar nada para depois.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Aprenda a se proteger das energias negativas

Aprenda a se proteger das energias negativas

Crie um escudo para se proteger de pessoas e ambientes carregados de energias negativas que atrapalham seu dia a dia e minam sua vida.

Publicado em 17/01/2014
Raquel Maldonado
Conteúdo VIVA!MAIS





Autoconhecimento é fundamental para saber se defender das energias ruins.
Foto: Getty Images
As energias ruins estão em todos os lugares. Na praça de alimentação do shopping, no ônibus e até dentro da nossa própria casa. A grande questão é como nos relacionamos com elas. "Nós, mulheres, tendemos muito mais do que os homens a vivenciar o que não é nosso, o que nos torna mais vulneráveis diante de forças negativas", afirma a psicóloga e doutora em psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP) Priscila Gasparini Fernandes. Mas atenção: especialistas concordam que só atrai essas energias quem quer. "Se existe energia negativa, existe positiva. A maneira como vivemos e nos relacionamos tem ligação com nossos pensamentos, sentimentos e atitudes", diz Rosana Machado, psicóloga especializada em campo energético. As atitudes corretas para deixar de ser uma esponja emocional e como a linguagem corporal pode nos ajudar nessa tarefa é o que você vai descobrir abaixo. Leia com atenção e crie um escudo de proteção!

Autoconhecimento

Segundo a psicóloga Gisele Meter, é crucial a gente se conhecer e saber identificar nossos pontos de vulnerabilidade. "Só assim estaremos conscientes da nossa realidade e teremos capacidade de fazer com que agentes externos não interfiram no nosso estado emocional", diz. Já a psicóloga Rosana aconselha buscar ajuda psicológica se sentir que o problema é mais grave. "É importante tentar identificar em quais situações sentimos que estamos sendo alvo desse tipo de carga", explica.

Pensamento positivo

Parece clichê, mas é real. Devemos atrair o lado bom das coisas. "Pense e sinta positivo. Assim você estará mais forte e será menos atingida pelas energias negativas", avisa Vânia Medeiros, terapeuta holística.

A hora de agir

Se sentir que está num ambiente muito carregado, pare e pense o que pode fazer. Dar uma volta, se afastar, pensar em outra coisa ou falar com alguém que a coloque para cima são ótimas sugestões. "Saiba que você não precisa enfrentar essa situação. Simplesmente pode se afastar. A gente tenta lutar e fica se debatendo. Isso só nos enfraquece", afirma João Alexandre Borba, psicólogo e formador de coach.

Só o que é seu

Às vezes, tentamos ajudar um amigo ou familiar que está em dificuldade e acabamos carregando coisas que não são nossas. "É importante ajudar, mas sempre separando o que é seu do que é da outra pessoa. Não misture as energias. Dê apoio, mas não se deixe contaminar", aconselha Priscila.

Vítima, não!

Não podemos culpar o outro por tudo o que nos acontece, precisamos tomar as rédeas da nossa vida! Segundo Borba, as pessoas que sempre se fazem de vítima costumam ser as mais contaminadas por energias negativas. "Para acabar com isso, em primeiro lugar, é preciso trocar a afirmação ‘estão roubando minha energia’ por ‘estou deixando que a minha energia seja roubada’", orienta ele.

Autoestima nas alturas

Confiar no seu taco e ter uma autoestima elevada conta pontos a seu favor. "Quando estamos bem, não nos identificamos com os problemas alheios a ponto de misturar as coisas. As chances de atrair cargas ruins são bem menores", afirma a psicóloga Priscila.

Como a linguagem corporal pode ajudá-la?

- Se vai a um ambiente no qual a energia não é boa, já entre com a mão sobre o plexo solar, que fica na região do estômago, e mentalize que estará protegida.

- Quando sentir que sua energia está indo embora, comece a se sacudir. É um movimento de "limpeza" para se livrar dessa carga ruim.

- Cruzar braços e pernas demonstra (e bloqueia) que está fechada para outras energias.

- Vizualize que sai uma luz dourada das mãos e passe-as pelo corpo, como se estivesse se limpando.

6 lições do feng shui para chamar dinheiro, fartura e felicidade

 

O ano já começou, mas sempre é tempo de fazer alguns rituais para chamar prosperidade. Siga as dicas do feng shui e mentalize o melhor!

Atualizado em 31/01/2014
Nancy Weber
Conteúdo ANAMARIA
Acenda incenso com aroma de jasmim.
Foto: Getty Images
Iniciativa, força e sucesso são as três palavras que resumem a energia de 2014. Segundo Sérgio Carillo, arquiteto e consultor de feng shui (técnica chinesa de harmonização de ambientes), este ano será regido pelo cavalo no horóscopo chinês. "Portanto, é um período para alcançar tudo o que desejarmos. Basta colocar os pés no chão e manter o foco", diz.

Para ajudá-la a entrar em sintonia, ele ensinou este mantra (frase), que deve ser repetido ao longo do ano: "2014 explosão de alegria e felicidade todo dia!".

"Escreva a frase num pedaço de papel e repita-a mentalmente, pensando no que almeja. Deixe-a sempre visível na sala, no armário e na agenda de trabalho", acrescenta o consultor. Ao repetir o mantra, você reforça seus desejos de ter um ano mais próspero e feliz. Veja as dicas de feng shui de Carillo.

Aroma

Jasmim, porque fortalece a saúde. Use num difusor de ambiente.

Cor da sorte

Azul-turquesa - quanto mais usá-la, melhor. Aproveite que será uma das cores da estação e invista em blusas e bijuterias.

Flor

Hibisco e hortênsia azul - estimulam o fluxo da boa energia. Deixe a planta dentro de casa.

Cristais

Ágata azul (atrai saúde) e sodalita (ativa a sabedoria e a concentração). Ande com elas na bolsa.

Cor da agenda

Vermelha, pois simboliza o ano do cavalo e atrai sucesso no trabalho.

Pinte sua mandala da felicidade

Outra dica do consultor é colorir uma mandala com os tons azul, verde e marrom. "Usadas na cultura oriental há milhares de anos, as mandalas são representações dos poderes divinos", diz Sérgio. Ao pintá-la com essas cores, visualize seus desejos realizados e deixe-a à vista de todos.

Faça o que você já faz, mas de um jeito diferente

 

Este ano, você não vai precisar cumprir promessa nenhuma. A proposta é o contrário: fazer tudo o que você já faz hoje, mas de jeitos beeem mais incríveis!

Publicado em 07/02/2014
Andrezza Duarte e Adriane Schultz
Não desista daquela viagem dos sonhos.
Foto: Nick Onken

Alcançar suas metas

Como você faz hoje: trabalha duro, mas às vezes perde o foco. Aquela viagem foi adiada de novo porque não consegue economizar...

Dê um up: mude suas senhas para se lembrar de seus objetivos. No e-mail, por exemplo, pode ser FazerUmaPos2014 ou Europa15.

Turbinar a memória

Como você faz hoje: coloca lembrete no celular para tudo.
Dê um up: seja criativa. Não pode se esquecer de comprar o presente da amiga? Imagine que vai ter o luxo de escolher o mimo na loja da Chanel e o próprio Karl Lagerfeld vai ajudá-la! Parece estranho, mas funciona. O cérebro grava melhor figuras esquisitas porque não se confunde com coisas comuns do dia a dia.

Mandar bem na entrevista de emprego

Como você faz hoje: monta um currículo de duas páginas, coloca uma roupa social e vai à entrevista.

Dê um up: mande um CV mais curto por e-mail e se prepare para uma entrevista via Skype, cada vez mais comum. A roupa social e o make leve podem ser mantidos — a conversa é formal, apesar de moderna. Atenda a chamada em um lugar calmo e arrumado. Bagunça tira pontos.

Não burlar a dieta

Como você faz hoje: segue firme e forte no regime, até que bate aquela fome e... Ops, foi sem querer!
Dê um up: tenha objetos azuis por perto. A cor inibe o apetite, assim como o cinza e o verde. Sirva o jantar em pratos azuis, use um vestido cinza ou uma toalha de mesa esverdeada para se sentir saciada — vale repetir a paleta na mesa do trabalho.

Ver seu horóscopo sob um novo ângulo

Como você faz hoje: só começa seu dia depois de ler as previsões.
Dê um up: descubra seu signo lunar e ascendente. O lunar descreve como lidamos com nossas emoções e intuição. Já o ascendente mostra como você lida com o trabalho e
tudo que causa stress ou reações espontâneas... Faça um mapa astral online para descobrir tudo isso!

Reclamar de um serviço

Como você faz hoje: liga para a sua operadora de celular mil vezes e desliga sem resolver o problema.

Dê um up: apele para o Facebook. A maioria das empresas hoje tem página na rede social, então escreva um post (educado) explicando seu problema e marque a empresa. “Reclamações online podem detonar a imagem de uma marca. Para evitar polêmicas, os problemas tendem a ser resolvidos com mais rapidez”, diz a consultora de carreira Giordana Esposito, de São Paulo.

Explorar todo o potencial do iPhone

Como você faz hoje: Segura o celular + manda mensagem no WhatsApp + responde a e-mails. Tudo ao mesmo tempo.
Dê um up: digitou errado? Para economizar tempo, em vez de apertar e segurar o “apagar” ou clicar duas vezes para selecionar tudo, você pode simplesmente sacudir o celular. Vai aparecer uma janelinha com a mensagem “Desfazer digitação”. É só clicar e pronto. Já que é para ficar confortável e não se esforçar tanto, se você apertar a barra de espaço duas vezes, acrescenta um ponto final.

Turbinar o efeito da malhação

Como você faz hoje: na pressa, vai direto para a esteira sem alongar.

Dê um up: antes do treino, troque o alongamento estático pelo dinâmico, ou seja, com movimento — como girar os braços ou fazer polichinelo. “Assim, você trabalha diversos grupos musculares e já os deixa aquecidos”, diz o personal trainer Carlos Klein, de Porto Alegre. Mas não dispense o alongamento parado ao fim dos exercícios para evitar aquela dor do dia seguinte.

Comer chocolate na dose certa

Como você faz hoje: resiste à tentação de segunda a sexta e tira o atraso no fim de semana.

Dê um up: coma chocolate logo cedo para queimar as calorias durante o dia ou depois da academia. “Além de reduzir a inflamação muscular causada pela atividade física, o chocolate ajuda a repor as reservas de glicogênio que foram perdidas no treino”, diz a nutricionista Paula Castilho, de São Paulo. O ideal é ser amargo, no mínimo 60% cacau. Mas, se você ama chocolate ao leite, escolha um tablete meio amargo.

Aumentar a energia

Como você faz hoje: toma café.
Dê um up: masque chiclete de menta. Um estudo da Associação Britânica de Neurociência mostrou que quem mascava chiclete por 15 minutos se sentia mais alerta. O movimento aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo para o cérebro. Já a refrescância da menta estimula o sistema nervoso — como um banho gelado.

Beber sem ficar bêbada

Como você faz hoje: não tem meio-termo: ou é a motorista da vez ou já manda cinco caipirinhas.
Dê um up: opte por fermentados e preste atenção na cor deles: tanto o vinho quanto a cerveja vão ganhando teor alcoólico conforme escurecem. Portanto, o vinho branco é mais tranquilo que o tinto seco, a cerveja pilsen é mais leve que uma ale... Assim, você curte sem perder o controle

3 passos para relaxar em qualquer lugar


3 passos para relaxar em qualquer lugar

Você até tenta, mas tem dificuldade para desacelerar o corpo e a cabeça? Saiba que dá para relaxarem qualquer lugar, em alguns minutos e com atenção a pequenos detalhes.

Atualizado em 07/02/2014
Marcia Di Domenico
Faça um intervalo no expediente e feche os olhos.
Foto: Felipe Lessa

1. Apague a luz

Mesmo com os olhos fechados, a luminosidade estimula o cérebro, o que dificulta o relaxamento. Se estiver no trabalho, procure um cantinho mais escuro e tranquilo - até o banheiro serve.

2. Encoste o corpo

Pode ser deitada ou sentada, mas é importante que o local ofereça apoio para costas, pernas, braços, cabeça e pescoço. Com a musculatura tensa, ninguém descansa.

3. Vista algo confortável

À medida que você relaxa, o metabolismo desacelera e você pode sentir frio. Em sessões mais longas, tenha por perto uma manta ou blusa para manter o aquecimento na medida e não apertar o corpo.